quinta-feira, 23 de abril de 2009

Etapa 5 - Medidas de tendência central

Outra forma de analisar um conjunto de dados é resumir o seu comportamento global encontrando um dado que forneça a medida de tendência central desse grupo, pelo que habitualmente verifica-se se os valores têm tendência a concentrarem-se em torno de um valor central ou médio.

. as medidas de tendência central são: a moda, a média e a mediana.

.a média é o valor médio de uma distribuição, determinado segundo uma regra (divisão da soma dos valores de todos os dados pelo número de dados) estabelecida a priori e que se utiliza para representar todos os valores da distribuição.

.a moda é o valor mais frequente no conjunto de dados.
ex.:
- a moda de clubes da minha turma é o FCP
- a moda de desportos é o futebol

.a mediana é o valor intermediário que separa a metade superior da metade inferior do conjunto de dados.

. não é sempre possível calcular a média e a mediana, pois estas medidas só são possíveis de calcular quando trabalhamos com dados quantitativos.

.A moda do estudo que levantamos na nossa turma é não ter preferência por nenhum jogador.

2 comentários:

  1. Olá Estatisticamente Bonitos,

    Estive a analisar o vosso post e só deixo aqui um reparo: dizem que a média é determinada "segundo uma regra" mas não explicam qual é...

    Tenho a certeza que ma sabem dar... ;)

    Catarina

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  2. :) Pois é... a "regra" é mesmo essa! Boa!

    Continuação de bom trabalho!
    Catarina

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