Os inquéritos estatísticos são usados para recolher informação quantitativa nos campos de marketing, sondagens políticas, e pesquisa nas ciências sociais. Um inquérito pode incidir sobre opiniões ou informação factual, dependendo do seu objectivo, mas todos os inquéritos envolvem administração de perguntas a indivíduos. Quando as perguntas são colocadas por um pesquisador, o inquérito é chamado uma entrevista ou um inquérito ministrado por um pesquisador. Quando as questões são administradas pelo respondente, o inquérito é referido por questionário ou um inquérito auto-administrado.
Um questionário é um instrumento de investigação que visa recolher informações baseando-se, geralmente, na inquisição de um grupo representativo da população em estudo. Para tal, coloca-se uma série de questões que abrangem um tema de interesse para os investigadores, não havendo interacção directa entre estes e os inquiridos.
Vantagens dos inquéritos:
-É uma forma eficiente de colectar informação de um grande número de respondentes. Grandes amostras são possíveis. Técnicas estatísticas podem ser usadas para determinar a validade, a fiabilidade e a significância estatística.
-Os inquéritos são flexíveis no sentido em que uma grande variedade de informação pode ser recolhida. Eles podem ser usados para estudar atitudes, valores, crenças e comportamentos passados.
-Porque eles estão padronizados, eles estão relativamente livres de vários tipos de erros.
-São relativamente fáceis de ministrar.
-Há uma economia da colecta dos dados devido à focalização providenciada por questões padronizadas. Apenas questões de interesse para o pesquisador são colocadas, gravadas, codificadas e analisadas. Tempo e dinheiro não são gastos em questões tangenciais.
Desvantagens dos inquéritos:
-Eles dependem da motivação dos sujeitos, sua honestidade, memória e capacidade de resposta. Os respondentes podem não estar conscientes das suas razões para qualquer determinada acção. Eles podem ter esquecidos as suas razões. Eles podem não estar motivados para dar respostas correctas, na verdade, eles podem estar motivados a fornecer respostas que os apresentem numa luz favorável.
-Inquéritos não são apropriados para estudar fenómenos sociais complexos. O indivíduo não é a melhor unidade de análise nestes casos. Os inquéritos não dão um completo senso dos processos sociais e a análise parece superficial.
-Inquéritos estruturados, particularmente aqueles com repostas fechadas, podem ter baixa validade quando pesquisando variáveis afectivas.
-As amostras de inquéritos são normalmente auto-escolhidas, e por isso amostras sem probabilidade das quais as características da população não podem ser inferidas.
Entrevista é uma conversação entre duas ou mais pessoas (o entrevistador e o entrevistado) onde perguntas são feitas pelo entrevistador para obter informação do entrevistado. Os repórteres entrevistam as suas fontes para obter declarações que validem as informações apuradas ou que relatem situações vividas pelos personagens.
Vantagens da Entrevista:
-Flexibilidade quanto ao tempo de duração;
-Adaptação a novas situações e a vários entrevistados;
-Oportunidade para realização de “questões-chave”;
-Possibilidade do entrevistado se exprimir oralmente;
-Oportunidade para questionar;
-Oportunidade para aprofundar temas e questões;
-Permite recolher um elevado número de dados diversificados;
Desvantagens da entrevista:
-Requer pessoal qualificado para recolher os dados;
-Implica uma grande disponibilidade de tempo;
-Pode criar problemas relativamente à fiabilidade:
-Entrevistador;
-Guião;
-Codificação;
-Participantes.
A observação directa é o que observamos num determinado momento e num determinado local.
Vantagem da observação directa:
.A recolha dos dados dos comportamentos e dos acontecimentos no próprio momento em que se produzem.
Desvantagens da observação directa:
.Pode provocar alterações no ambiente ou no comportamento das pessoas observadas.
.Existem determinadas situações em que a observação não é permitida ou possível.